O chefe da Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos, Ajit Pai, anunciou sua saída do órgão para 20 de janeiro de 2021. A data coincide com a posse de Joe Biden na presidência do país.

Pai é republicano e o primeiro estadunidense de descendência asiática a ocupar o cargo. Ele foi indicado para a comissão do órgão em 2012, durante o governo Obama. Mas ascendeu ao posto de presidente em 2017 sob o governo de Trump.

Sua gestão se destacou por reduzir a neutralidade das redes de comunicações. Na disputa do 5G,  Pai classificou em junho deste ano as empresas chinesas ZTE e Huawei como ameaças a segurança nacional , as proibindo de se beneficiar do Fundo de Serviço Universal (USF), um subsídio para telecomunicação.

Ele também foi responsável por presidir uma séria de leilões de espectros centrais para a próxima geração de conectividade. Além disso, Pai autorizou negócios de transações bastante volumosos, como a fusão entre T-Mobile e Sprint , que movimento US$ 26 bilhões. (Com agências internacionais)