O Facebook (agora com o grupo batizado de Meta), em parceria com a provedora GlobeNet , lançou nesta quinta-feira, 11, o cabo submarino Malbec, que ligará o Brasil à Argentina. São 2,5 mil quilômetros de infraestrutura que agora conecta as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, com planos de, no futuro, chegar a Porto Alegre e ir até Buenos Aires, passando pela landing station de Las Toninas, na província argentina.

A ideia é trazer mais capacidade e confiabilidade para a Argentina, permitindo um aumento na penetração da Internet de 6% no país e de 3% no Brasil, segundo dados da Nera Economic Consulting. Isso porque a estrutura permitirá uma saída do país sul-americano para rotas internacionais, como os Estados Unidos.

O sistema funciona com landing stations independentes e oferta conexão de 400 Gbps entre a Argentina e o restante do continente, com capacidade total disponível inicial de 108 Tbps. No total, o cabo possui 2,6 mil km de extensão, o que confere à companhia um total de 26 mil km.

Em junho , a GlobeNet anunciou os primeiros clientes para o Malbec, com contratos na Argentina, Brasil, Colômbia e Estados Unidos. Vale lembrar, a GlobeNet é atualmente controlada pelo BTG Pactual, mas deverá ser i ncorporada pela V.tal após a aprovação da venda do controle da empresa de infraestrutura de fibra da Oi para fundos geridos pelo próprio BTG.